
Reciclagem de embalagens e sustentabilidade na indústria CBD
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Tempo de leitura 4 min
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ÍNDICE
O CBD seduz pelas suas virtudes naturais, mas o que dizer do impacto ecológico da sua embalagem? Entre iniciativas sustentáveis e contradições industriais, a embalagem está a tornar-se uma questão central. Mama revela as alternativas para reduzir o impacto ambiental da indústria do CBD.
Embora falemos frequentemente de bem-estar e natureza, a embalagem é por vezes a primeira contradição no mundo do CBD. No entanto, algumas marcas estão a abraçar as suas credenciais ecológicas com bolsas de papel reciclado. Estas estão a ser cada vez mais utilizadas para substituir os sacos de plástico convencionais.
Estas bolsas, muitas vezes compostáveis ou certificadas pelo FSC, oferecem um bom compromisso entre a proteção do produto e o respeito pelo ambiente. O papel é resistente, opaco e hermético, com uma camada protetora de amido de milho ou de película de origem biológica. Além disso, a personalização com tinta de origem vegetal reforça o seu empenhamento.
Mas esta solução tem os seus limites:
Esta alternativa implica, por conseguinte, uma logística bem apurada e um consumo consciente por parte do cliente. Se optar por uma marca eco-responsável e por sacos de papel, terá de consumir os seus produtos rapidamente e armazenar o seu CDB num local seco.
Algumas marcas, como a Mama Kana, escolheram uma via diferente: o vidro, pelas suas propriedades estéticas, protectoras e ecológicas. O frasco de vidro é um dos poucos tipos de embalagem que pode ser reciclado ad infinitum sem qualquer perda de qualidade. Protege perfeitamente as flores e as resinas de CBD contra o oxigénio, a luz e a humidade. Até as nossas flores de CBD baratas são conservadas em frascos de vidro.
Mana Kana não se limita a colocar um rótulo num frasco: o design é feito para durar, com tampas reutilizáveis, uma estética artesanal e tamanhos adaptados para limitar o desperdício. O frasco pode depois ser reutilizado para guardar outra coisa, transformado num objeto decorativo ou mesmo numa caixa de especiarias.
Obviamente, o vidro tem um custo logístico, uma vez que é mais pesado para transportar, o que significa que os custos de envio são por vezes mais elevados do que a média.
As canetas Vape e outros dispositivos descartáveis são muitas vezes feitos de plástico, lítio, metal e circuitos electrónicos. Estes produtos não podem ser reciclados ou recarregados. É por isso que alguns governos estão a persegui-los para proibir a sua venda.
A lógica totalmente descartável deste sector atrai os consumidores porque é fácil de utilizar, discreta e tem um preço atrativo. Mas ainda não foi criado um sistema de recuperação ou de reciclagem das canetas vaporizadoras. Estão a surgir algumas iniciativas, com marcas que oferecem sistemas de devolução ou canetas vaporizadoras de CBD recarregáveis. canetas Vape CBD recarregáveis canetas vaporizadoras de metal com cartuchos substituíveis.
A embalagem ética não se limita ao recipiente. O rótulo e a embalagem também contribuem para um produto de CBD mais sustentável. Algumas marcas utilizam atualmente tintas de base vegetal e adesivos biodegradáveis para limitar o impacto ecológico do CBD.
As marcas mais rigorosas oferecem mesmo sistemas de rotulagem ou de gravação amovíveis para eliminar a cola poluente. Estas escolhas demonstram um nível de compromisso mais elevado, muitas vezes invisível para o consumidor desinformado, mas que faz toda a diferença na indústria do CBD.
Papel de seda, caixas de cartão, fitas, folhetos, postais, bolsas perfumadas, etc. Há muitas maneiras de cuidar da embalagem de uma marca de CBD. No entanto, todos estes pequenos pormenores contribuem para a pegada ecológica do produto.
As embalagens organizadas, locais, recicláveis ou reutilizáveis terão um valor ecológico muito maior. As marcas que regressam a um estilo simplificado e se concentram na transparência do ciclo de vida das suas embalagens ganham pontos (origem dos materiais, tratamento pós-consumo, canais de reciclagem).
Marcas como a Mama Kana compreenderam claramente que o recipiente contribui para a mensagem e a imagem da marca. E os consumidores estão a tornar-se cada vez mais lúcidos em relação ao seu consumo global. A ética e a ecologia na indústria do CBD não se limitam a palavras de marketing, são expressas assim que se recebe o produto.